Sério, isto não pode continuar. Como para não deixar dúvidas, esta tarde em Mendoza os homens de River confirmaram sua mediocridade, perderam 1×0 com o quase rebaixado Godoy Cruz e fizeram-lhe o favor de deixá-lo mais um anona primeira. Ao final do jogo, outra vez saíram cabisbaixos, algo a que já nos têm infelizmente acostumados.
Como si não bastasse a pobríssima atuação em campo, Gorosito age como um recém-chegado que não conhece os homens que tem. Em que pese as boas atuações de Orban, voltou a escalar Villagra na lateral esquerda. Cansei de contar as vezes que chegou até o meio e voltou a bola para trás. Villagra não deveria jogar mais em River.
Dos zagueiros não vale a pena comentar. River deve ter hoje a pior zaga central do futebol argentino. Não deve existir outra tão perna-de-pau nem tão distraída. Aos 9PT já perdíamos 1×0. Apenas dois homes de GC, Figueroa e Borghello, enfiaram cinco de River no bolso. Que alguém explique por que jogadores como Sanchez e Gerlo têm contrato com o CARP. Graças a eles tomamos gols com tanta facilidade.
Pipo manda a Abelairas de “duplo cinco”, quando todos sabemos que “não sente” a posição – não sente nem cumpre. Corre como se ao invés de chuteiras calçasse sapatilhas de balé. Se Abelairas não põe a perna nem por acaso, como vai recuperar a bola? Galmarini é o típico burocrata low profile: não faz nada, não aparece, mas tenta “durar” em River.
Pipo compôs o meio-campo com Mauro Díaz, que tem habilidade, mas ainda está verde. Mauro é o tipo de jogador que deveria entrar no ST para aproveitar sua juventude e velocidade. Com esse meio-campo, River fica sem alguém capaz de recuperar a bola. E, como Buonanotte não é meia de ligação, mas atacante, tampouco tem alguém capaz de criar as jogadas.
O que joga Fabbiani? Porque “9” ele não é. O Ogro poderá ser muito bom em times pequenos, mas a camisa de River fica muito grande – apesar de seu tamanho. Está fora de forma? Quanto mais teremos que esperar? O Ogro é una mentira: não vai às bolas, nem por baixo e nem por cima, porque tampouco sabe cabecear. Jogada emblemática: aos 11ST há um escanteio para River da esquerda. A bola cai no meio da área pequena, exatamente onde está Fabbiani. O Ogro nem se mexe. Bola nas mãos do goleiro Ibañez.
No ST, Gorosito comete outros grossos erros: no início, tira Falcao e põe Robert Flores, quando deveria ter deixado Radamel e tirado Fabbiani. Aos 13ST tira Mauro Díaz e põe Augusto, que deveria ter sido titular. Por último, somente aos 37ST, faltando 8’, tira Abelairas e põe o desorientado Archubi. Que alguém explique como este rapaz veio parar emRiver.
Gorosito não tem culpa da falta de qualidade de seus jogadores, mas demonstra não saber se arranjar com o que tem, e nem montar um time minimamente competitivo. Para que essas substituições, Pipo? O que você buscava, cuidar o resultado?
Isto não pode continuar. Na teoria, esta tarde era para golear fácil a um time pequeno, desesperado, e à beira do rebaixamento. Mas River decidiu dar aos mendocinos um presente, talvez como agradecimento pelos excelentes vinhos que nos mandam.
Será que jogaremos a Copa Libertadores em 2010?



