Junto com 2011 termina o que seguramente deve ser o pior ano da história do maior e mais campeão clube de futebol da Argentina. O rebaixamento à segunda divisão representa a promessa não cumprida, de Passarella e Almeyda, atuais presidente e DT respectivamente, de que isto nunca aconteceria. Sem merecer, ambos têm a impensável segunda chance de, agora sim, fazer as coisas bem.
Como esta coluna apontou desde o começo, a única coisa capaz de apagar o desgosto do rebaixamento é a volta triunfal à primeira divisão e um novo troféu nas vitrines do Monumental. A campanha de marketing deste River sensação ganhou as ruas graças à força da torcida, e quase sem participação da dirigência. Ídolos riverplatenses, como Cavenaghi, e outras renomadas figuras, como Domínguez, ao firmar seus contratos com La Banda deram testemunho da inegável força da camisa e da Nação Riverplatense.
Resta agora que esse grupo de homens faça sua parte dentro de campo, e devolva a alegria e ao sofrido torcedor. Durante o semestre que termina, El Millo desperdiçou várias chances de ficar sozinho na ponta da tabela; pontos perdidos que são espinhas atravessadas em nossas gargantas, e podem fazer falta na segunda metade do campeonato. Como Ruggeri bem disse em sua entrevista, os homens de River devem entender que “cada jogo é uma final”.
Todos precisam entender isto, mas ninguém melhor que Almeyda. Na maioria dos jogos, nosso DT tem do outro lado treinadores mais experientes do que ele – marinheiro de primeira viagem – desejosos de lhe pôr armadilhas e lhe dar uma lição. Foi o que aconteceu com Atlético Tucumán, Aldosivi, Rosario Central. Nenhum clube da B resiste à tentação de dar um susto em River, “o grande da Capital”.Por isso, não se pode jogar sempre igual e esperar que dê resultado. Cada jogo deve ser planejado de acordo com o adversário. Se alguém quer saber como jogar, que reveja a final Barcelona 4×0 Santos, uma verdadeira aula de futebol moderno e bem jogado.
Nestas férias, descansar sim, esmorecer não.A recarregar as pilhas, River. Aproveito para desejar a todos um Feliz e Próspero 2012 com River campeão.



