Um enorme passo à frente deu El Millo esta noite ao derrotar Independiente por 1×0. Pelo que deu para ver por Internet (a conexão caiu 2 ou 3 vezes), os 3.500 torcedores riverplatenses presentes não ficaram atrás e empurraram com fervor seu time para mais um triunfo da era J.J.
Foi uma vitória merecida. River foi mais durante toda a partida, e em Avellaneda jogou praticamente de local. Ainda mais considerando que Independiente tem uma boa equipe, e teve também suas chances.
Esta noite, mais uma vez vimos os homens de River brigando pela bola em todos os setores do campo, e não dando espaços ao adversário. Enquanto El Millo não tiver uma equipe de craques – algo muito difícil nas atuais condições financeiras do clube – é exatamente esse o estilo de jogo que esta coluna defende.
O gol de Ferrari aos 14ST – mal anulado pelo bandeira – teria mudado a história do jogo, pois River teria tido tempo para fazer uma diferença maior. Esse tipo de erros de arbitragem não pode ser tolerado. O assistente que viu off-side onde não havia – Paulo Ferrari estava atrás da linha da bola – deve ser punido com um “gancho” acorde. Mais um argumento a favor do uso da tecnologia no futebol, como já acontece em diversos outros esportes no mundo. É que os gerontocratas que comandam o futebol mundial continuam preferindo manter o esporte na idade da pedra.
A boa notícia é que River se afastou da “promoção” – deixando a Independiente em situação ainda mais delicada – e comparte agora a ponta do campeonato nada menos que com Olimpo. Excelente notícia para a sofrida torcida riverplatense, depois de tantos meses de angústia.
As declarações de Mariano Pavone e Matías Almeyda após o jogo mostram que a filosofia de J.J. está deitando raízes em seus dirigidos. Ambos os jogadores manifestaram que ainda não se ganhou nada, e que é preciso continuar trabalhando para aumentar o volume de jogo.
Agora, a aguardar a seqüência de dois jogos no Monumental, com Argentinos Juniors, e Vélez Sarsfield, respectivamente.
J.J. já tinha falado durante a semana que sabe que a torcida espera muito mais desse time, e não apenas fugir da “promoção”. Tendo sido várias vezes campeão com River, “El Negro” sabe bem do que está falando e já vai pintando como o homem certo no lugar certo.
Vamos seguir enfrente. Já vai chegando a época de ganhar, gostar, e golear.