Com gol agônico de Funes Mori aos 42ST River empatou com DyJ. Com 11 pontos, El Millo está agora segundo na B Nacional, a 2 do líder, Gimnasia (J). Este empate encima da hora contra um dos nanicos do futebol argentino tem de servir para acender um alerta amarelo. É preciso mudar enquanto é tempo.
Antes de iniciar o campeonato, esta coluna tinha alertado para a falta de experiência de Pelado Almeyda como DT. Sentir a camisa é bom, mas é preciso entender de futebol fora do campo. As partidas começam a ser ganhas desde o vestiário. Quem veste o agasalho de DT tem que entender que não se pode jogar sempre da mesma forma. É preciso estudar cada rival para evitar surpresas.
É exatamente isso que o técnico de DyJ fez: estudou como joga River, e preparou sua equipe para surpreender no contra-ataque. Os dois gols do time verde-amarelo não foram coincidência: duas bolas precisas lançadas em velocidade, pelas laterais do campo, com 40 ou 50 metros livres às costas dos defensores de River. No primeiro – não sem uma boa dose de sorte – a bola rebota em Piriz Alves depois de uma defesa parcial de Chichizola. No segundo, uma falta a favor mal executada por Domínguez provoca um veloz contra-ataque que pega todo River no contrapé, e o passe preciso a Piriz Alves, que sem marca ainda tem tempo de acomodar a bola na coxa antes de mandar o disparo.
Novo time, velhos problemas. Os dois gols foram graves falhas do sistema defensivo de River, que foi pego de surpresa. Aqui precisa aparecer a mão do técnico. Não se entende por que, após fazer 1×0, River não assumiu uma postura diferente, por que se deixou surpreender no contra-ataque, por que não deixou DyJ fazer o gasto. Continua faltando um líder dentro de campo, esse jogador que orienta seus companheiros quando o time parece perdido. Isto fica mais evidente em times ainda desentrosados como este River. Como jogador, Almeyda tinha muita raça e entrega, mas não possuía essa característica.
Pelado Almeyda precisa trabalhar isto urgente, e preparar o time para os casos em que as coisas não funcionam bem. Por outro lado, acertou na escalação de Funes Mori, que ainda vai ser um grande goleador. E mais um ponto também para Cavenaghi, que demonstra manter intacto seu faro de gol.
Alerta amarelo, River.



